domingo, 9 de maio de 2021

John Wycliffe - Quem foi ? Biografia #Heróisdafé #GeneraisdeDeus

 




Biografia de John Wycliffe

John Wycliffe (1328-1384) foi um teólogo, professor e reformador religioso do século XIV. Foi considerado o precursor de Lutero e Calvino. Propôs uma reforma religiosa, na Inglaterra, que só iria se concretizar dois séculos depois.

John Wycliffe (1328-1384) nasceu em Yorkshire, Inglaterra, provavelmente no ano de 1328.



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Formação



Com 18 anos Wycliffe foi estudar Teologia, Filosofia e Legislação Canônica em Oxford.

Com 26 anos tornou-se mestre do Balliol, College de Oxford. Em 1361 foi ordenado pela Igreja católica, passando a exercer a função de vigário em Fillingham.

Em 1363 voltou para Oxford, onde concluiu o bacharelado em Teologia, em 1365 e recebeu o grau de doutor em 1372.

Contexto histórico

Nessa época, a Inglaterra era governada por "Eduardo III" (que reinou de 1327 a 1377) e a Carta Magna obrigava o rei a compartilhar o governo com o Parlamento.

Porém, o Parlamento ampliou seu poder, funcionando como "Corte de Justiça", com direito de aprovar impostos, legislar e inspecionar a administração, impondo seu controle ao poder real.

De 1309 a 1376 o papado permaneceu instalado em Avignon, na França. E desde 1337 esses dois países travavam uma guerra política que duraria cem anos.

Diante de toda essa situação, o Parlamento inglês procurava impedir a cobrança dos impostos eclesiásticos, pois os valores recolhidos pela igreja enriqueciam os inimigos franceses.

Mesmo dentro desse clima, o papa Urbano V, em 1365, reclamou os impostos que não eram pagos havia 35 anos.







O que defendia Wycliffe?


Ainda em 1374, Wycliffe foi convidado pelo Parlamento para encabeçar as discussões, com os representantes do papa Gregório XI, sobre as taxações papais, pois a fama do teólogo já era grande.

O Parlamento, com base na argumentação de Wycliffe, declarou que a submissão da Inglaterra a uma autoridade estranha era ilegal, pois havia sido decidida sem anuência da nação.

Com sua argumentação ganhou hostilidade do clero e favores do Governo inglês. Foi nomeado reitor de Lutterworth, em Leicestershire, cargo que manteve até a morte.

Ainda em 1374, Wycliffe recebeu uma missão que o levou a Bruges, Bélgica, na qualidade de delegado do Governo, na incumbência de tratar da questão papal das provisões.

Segundo elas, era o direito tradicional do Santo Padre de nomear quem quisesse para cargos eclesiásticos. Wycliffe foi contra, mas não conseguiu nada de prático.

Após a morte de Eduardo III, seu neto Ricardo II tinha apenas 9 anos, mas seu tio John de Lancaster ou de Gaunt, assumiu papel de destaque na vida política inglesa, e nele Wycliffe encontrou apoio para agir com maior liberdade.





As reformas de Wycliffe


John Wycliffe dedicou-se em traduziu a Bíblia para o inglês, a fim de torná-la acessível ao povo. Atacou a hierarquia eclesiástica, clamando por sacerdotes pobres, e isso teve repercussões ainda maiores em sua popularidade.

 

 

O alto clero, de modo geral, provinha da nobreza e acumulava os benefícios de seus altos postos na Igreja com as heranças das famílias feudais e já não exercia mais as atividades de caridade e muito menos mantinha voto de pobreza.

O alto clero Intervinha nos negócios do Estado e sua vida decorria em ambiente de luxo. Os votos de castidade e pobreza eram ignorados

O baixo clero provinha, em grande parte, das camadas mais humildes da população, era pobre e frequentemente analfabeto.

Tudo isso era abertamente criticado por John Wycliffe. Suas críticas à Igreja desempenharam importante papel por ocasião da "Legislação Antipapal", aprovada pelo Parlamento em 1376.

Em 1376, publicou “Sobre a Propriedade Privada” no qual afirmava, que todos os direitos, inclusive o da propriedade, emanavam de Deus, que os bens terrenos do clero deviam ser tomados e a Igreja devia se dedicar apenas aos assuntos espirituais. Dizia:

Qualquer, propriedade na mão do clero é basicamente pecaminosa.

Afirmava que a possibilidade de usufruto particular de uma propriedade devia ser resolução atribuída ao Estado e não à Igreja. Pressupunha a necessidade de encampação pelo Estado das terras pertencentes à Igreja.

No ano seguinte, o bispo de Londres o convocou, juntamente com seu protetor, John de Gaunt, para depor em um processo em que era acusado de erro de pregação.

O julgamento não se realizou, pois os homens fieis a Gaunt atacaram a guarda pessoal do bispo e Wycliffe se viu livre da Catedral de São Paulo, onde iria depor.

O papa Gregório XI emitiu cinco bulas condenando dezoito conclusões de Wycliffe e ordenando sua prisão até a apuração dos fatos.

Mesmo com sua liberdade ameaçada, mais uma vez o reformador compareceu perante o Parlamento 


para criticar a saída de valores ingleses para as mãos da Igreja.







A Igreja e dois Papas


Enquanto isso, a Igreja se dividia. Clemente VII fora eleito para papa pelo clero francês, em Avignon, e Urbano VI reconduzia a sede do papado para Roma.

O choque entre os dois papas era o que John Wycliffe precisava para chamar os papas de Anticristo. Voltou-se contra todos os dogmas da Igreja: absolvição dos pecados, a hóstia, tudo era alvo para os ataques de Wycliffe.

À medida que Wycliffe radicalizava, passava a ser um entrave à política exterior britânica e Gaunt pediu que ele silenciasse. Abriu-se um abismo entre Wycliffe e o Parlamento.






Últimos anos e morte

O fervor popular por Wycliffe, despertado por suas ideias cada vez mais críticas sobre as desigualdades sociais, fez crescer a desconfiança que lhe devotava a nobreza, que antes lhe apoiava.

Os efeitos da guerra se fazia sentir com mais força entre os mais humildes. A baixa produção, o desemprego e a peste negra deixou um panorama de miséria.

O Governo só tomava medidas de proteção aos interesses da nobreza. As doutrinas de Wycliffe serviram de respaldo ideológico para os camponeses, que liderados por Wat Tyler invadiram Londres.

A situação só se acalmou com a morte de Tyler e a supressão da servidão, a maior reivindicação do trabalhador rural.

Os camponeses saíram de Londres com a libertação dos presos e a promessa de outras medidas. Mas logo a seguir o rei revogou a supressão da servidão.

Wycliffe foi condenado pelo arcebispo de Canterbury, embora mantivesse o cargo de reitor. Prosseguiu com seus trabalhos e no fim da vida escreveu Trialogus, súmula de suas teorias.

John Wycliffe faleceu em Lutterworth, Inglaterra, no dia 31 de dezembro de 1384, em consequência de um derrame cerebral.

Em 1415, o Concílio de Constança ordenou que seus restos mortais fossem queimados e as cinzas jogadas nas águas do rio Swift, que banha Lutterworth.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

John Wesley

John Wesley






 John Wesley viveu na Inglaterra no século 18 Esta época a indústria foi afetada pela

Revolução Industrial e o número de desempregados estava aumentando. A Inglaterra está cheia de

mendigos ,vagabundos, políticos corruptos, viciados e violência generalizada. Todas as denominações

do Cristianismo estavam declinando. O Cristianismo foi afetado, mas afetado pela

indiferença religiosa e degradação moral.

Entre os cristãos que não se enquadram neste estado de paralisia, John Wesley se destaca.
Primeiro, como aluno da Universidade de Oxford, depois como líder entre o povo.




Fogo na casa

John Wesley ainda estava em sua infância quando tinha apenas cinco anos de idade. Quando milagrosamente em um incêndio que destruiu toda a sua casa e ele ficou preso no segundo andar. A partir desse dia, a sua mãe Susana deu-lhe uma atenção especial porque sabia que Deus tinha poupado a sua vida para coisas muito especiais. Depois desse incidente, John Wesley se tornou a "marca em chamas"

John Wesley tinha apenas cinco anos na de idade e começou a estudar a sua alfabetização foi feita através do livro de "Salmos" com sua mãe como sua professora.

 

John estudou com sua mãe até os 11 anos. Em seguida, ele entrou em uma escola pública, onde foi aluno interno por seis anos. Na idade de 17, ele foi para a Universidade de Oxford.

John Wesley iniciou seus estudos em Oxford, onde começou a se reunir com um grupo de estudantes para meditação bíblica e oração, sendo conhecidos pelos colegas universitários como "Clube Santo". Ele não inventou o nome; outros alunos, notando que os membros do grupo tinham horário e método para tudo que faziam, os tacharam como 'metodistas'. Wesley preferia chamá-los simplesmente de 'Metodistas de Oxford'.

Nesse grupo Wesley e seu irmão Charles iniciaram visitas e evangelismos em presídios. Wesley passou então a se interessar mais pela questão social de seu país e a miséria que a Inglaterra vivia na época.

Assim, graduou-se em Teologia, e pôde ajudar seu pai na direção da Igreja Anglicana.

Essa rotina durou até seus 32 anos, quando com seu irmão Charles atendeu a um apelo: precisava-se de missionários na VirgíniaNova Inglaterra.

 








Legado

Além de milhares de convertidos e encaminhados para a santificação cristã, houve também obras sociais dignas de destaque, como estas: dinheiro aos pobres que Wesley distribuía, o compêndio de medicina que Wesley escreveu[8] e foi largamente difundido, apoio na reforma educacional, apoio na reforma das prisões, apoio na abolição da escravatura.[9]

Atualmente, o total de membros da comunidade metodista no mundo está estimado em cerca de 75 milhões de pessoas. O maior grupo concentra-se nos Estados Unidos: a Igreja Metodista Unida neste país é a segunda maior denominação protestante.

Hoje, além dos seguidores do Metodismo, a vida de muitos é influenciada pela missão de Wesley. Movimentos posteriores como o Exército de Salvação, o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo devem muito a ele. A insistência wesleyana da busca da santificação pessoal e social contribuem significativamente para a ideologia da busca de uma vida e mundo melhor.

Faleceu a 2 de março de 1791, em Londres, Inglaterra. Encontra-se sepultado em Wesleys ChapelGrande LondresLondresInglaterra.[10]


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Kathryn Kuhlman - Quem foi ? o que fez? Biografia


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Kathryn Kuhlman






 O ministério de Kathryn Kuhlman começou em 1933 e cobriu um período de aproximadamente 43 anos. Ela foi um instrumento único que o Espírito Santo foi capaz de usar de uma maneira única. Suas reuniões eram preenchidas com a presença tangível de Deus, e curas e milagres tornaram-se parte regular de seus cultos. Ela era uma mulher de grande humildade e teve muito cuidado em dar toda a glória a Jesus. Ela resistiu fortemente a ser chamada de “Curandeira da Fé” e, na verdade, só receberia o nome de “Donzela das Mãos” do Espírito Santo. Kathryn costumava dizer que não era a primeira escolha de Deus para sua designação. Ela sabia que um homem foi inicialmente escolhido para esse papel, mas porque ele disse não ao Espírito Santo, então veio a ela e ela disse “Sim”. Depois de muitas fases diferentes de seu ministério, a Sra. Kuhlman fez uma mudança permanente para Pittsburgh, PA, onde ela começou a se lançar em um ministério mundial. Ela costumava dizer que seu ministério não devia ser conectado a nenhum prédio. Ela sabia que alguns foram chamados para edifícios, mas não Kathryn Kuhlman.


"Obrigado, Kathryn, por sua simplicidade, seus ensinamentos sobre o Espírito Santo, sua ênfase na vida de rendição e, acima de tudo, por pagar o preço de ser quem você era e de fazer o que fez."
- Pastor Billy Burke





                                               

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